A Prefeitura, a AMMAI, Agência Municipal do Meio Ambiente, e da SMT, Superintendência Municipal de Trânsito, fizeram nesta quinta-feira, dia 13 de fevereiro, uma operação para apreender cavalos que estavam soltos em ruas, avenidas e lugares públicos em Itumbiara.
O objetivo é evitar acidentes de trânsito, envolvendo motoristas, motociclistas e pedestres com estes animais.
Os animais foram apreendidos em uma área no Bairro Cidade Jardim e próximo à horta que fica no CT, Centro de Treinamento, ao lado do Estádio JK. Segundo a equipe da AMMAI, os animais estavam em situação de abandono. E foram levados para a UVZ, Unidade de Vigilância em Zoonoses, na Rodovia GO-419, na zona rural do município.
O presidente da AMMAI, César Pereira Alves, o Cesinha, e o superintendente da SMT, Renato Rodrigues, destacam que as operações de apreensões de cavalos são frequentes para cumprimento da legislação de proteção aos animais. A legislação proíbe a criação e a circulação de animais de grande porte (como equinos e bovinos) em área urbana.
Um dos donos dos animais apreendidos já foi localizado. O outro ainda não. Os cavalos ficam na Zoonoses com um prazo para os donos buscarem lá, pagando uma multa. Se o dono não aparecer, o animal pode ser doado.
As pessoas que virem animais de grande porte em ruas, avenidas e outros logradouros públicos de Itumbiara podem fazer denúncias à AMMAI pelo WhatsApp (64) 3433-0316. Mensagens de texto. De segunda a sexta-feira, das 8 às 12 horas e das 14 às 17 horas.
Canais da Prefeitura de Itumbiara
Site: www.itumbiara.go.gov.br
Face: @prefeituradeitumbiara
Instagram: @prefeituradeitumbiara
YouTube: @prefeituradeitumbiarago