POSTADO EM 03 fev 2021 · SAMU

PREFEITO CONHECE ESTRUTURA DO SAMU

O prefeito de Itumbiara, Dione Araújo, visitou na manhã desta quarta-feira, dia 3, a sede do SAMU na cidade. Ele conheceu a estrutura do órgão, que faz atendimentos de urgência e emergência.
Dione foi recebido pelo coordenador geral do SAMU, o médico Clayton de Souza Gomes, o coordenador de Enfermagem, Gilmar Alves, a nova diretora administrativa, Carmem Lúcia de Oliveira Costa, e os funcionários que trabalhavam no horário da visita. O prefeito estava acompanhado do superintendente geral executivo da Secretaria Municipal da Saúde, Ivan Luiz da Silva, o Ivan do Raio-X.
O SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) é uma parceria entre o Ministério da Saúde, a Secretaria de Saúde de Goiás e a Secretaria Municipal de Saúde. O órgão faz atendimentos de resgate, na rua ou em domicílios (como casas e comércios), de pacientes que precisam de intervenção especializada imediata ou remoção para unidades de saúde com pronto-socorro. Entre as atuações estão paradas cardiorrespiratórias, atenção a gestantes, queimaduras e acidentes de trânsito.
Em Itumbiara, o SAMU foi instalado em 2009 e, desde 2016, funciona na atual sede, na Avenida Planalto, no centro da cidade. Atualmente, trabalham lá 54 funcionários, entre médicos, enfermeiros, técnicos em Enfermagem e profissionais da área administrativa. O atendimento é feito com ambulâncias e motos (as chamadas motolâncias).
A área de abrangência é de Itumbiara e mais 11 municípios do Sul de Goiás (Água Limpa, Aloândia, Bom Jesus, Buriti Alegre, Cachoeira Dourada, Goiatuba, Gouvelândia, Inaciolândia, Joviânia, Morrinhos e Panamá). A central é em Itumbiara, mas há bases também em Bom Jesus, Goiatuba, Joviânia e Morrinhos.
Só lembrando. O telefone para chamar o SAMU é o 192.
REPORTAGEM: DIONI RIBEIRO / DECOM
FOTOS: ROBSON HENRIQUE / DECOM