POSTADO EM 09 fev 2024

MULTINACIONAL CHINESA WEICHAI ANUNCIA FÁBRICA EM ITUMBIARA, A PRIMEIRA DA EMPRESA NA AMÉRICA LATINA

Esforços para vinda da indústria envolveram o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, e o prefeito de Itumbiara, Dione Araújo.

O ano novo no calendário da China começa agora em fevereiro. 2024 é o ano dedicado ao dragão, que simboliza vitalidade e altivez. Nesta quinta-feira, dia 8 de fevereiro, representantes da empresa chinesa WeiChai (do grupo Shandong Heavy Industry Group) anunciaram a instalação de uma fábrica em Itumbiara. A WeiChai é líder mundial na fabricação de motores e máquinas agrícolas. A unidade em Itumbiara será a primeira da gigante chinesa em toda a América Latina.

O anúncio oficial da instalação contou com a presença do vice-presidente da WeiChai, Guo Shan Gan, executivos da empresa, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, o prefeito de Itumbiara, Dione Araújo, autoridades estaduais, regionais e locais e também empresários da indústria e comércio, além de diversos convidados.

A instalação da WeiChai conta com apoio da Stemac Grupos Geradores, indústria brasileira que atualmente importa os motores da multinacional chinesa. A Stemac tem uma unidade instalada em Itumbiara. Foi nesta unidade a solenidade de oficialização da vinda da WeiChai para o município itumbiarense.

Com a parceria, a Stemac disponibiliza parte de suas instalações para a construção de um centro de montagem e distribuição dos motores da empresa asiática, o que vai representar significativa redução de custo e otimização da fabricação de geradores. A indústria também vai garantir assistência técnica e peças de reposição. Em um segundo momento, a expectativa é iniciar a fabricação 100% local dos motores, com vistas ao abastecimento do mercado brasileiro e de outros países. O projeto executivo está em fase de elaboração.

O presidente da Stemac, João Luiz Buneder, e o vice-presidente, Valdo Marques, destacaram a chegada da WeiChai ao Brasil como um fato histórico.

A WeiChai faz parte do grupo Shandong Heavy Industry, principal produtor de equipamentos industriais da China, detentor de marcas como Baudouin Moteurs, PSI, Sinotruk, entre outras. Ao todo, a WeiChai possui 147 mil funcionários, sendo 101 mil na China, e fatura cerca de US$ 70 bilhões por ano com a comercialização de seus produtos em mais de 150 países. A multinacional também é proprietária das marcas italianas Ferretti, de iates, e Lovol, de máquinas de construção e equipamentos agrícolas.

IMPACTO INTERNACIONAL

O governador Ronaldo Caiado e a coordenadora do Goiás Social, Gracinha Caiado, oficializaram a instalação da WeiChai em Itumbiara. As tratativas iniciaram em setembro de 2023, quando uma comitiva da WeiChai e da Stemac foi recebida no Palácio das Esmeraldas, em Goiânia. O acordo foi consolidado pelo governador e comitiva durante missão à China, em novembro, que também garantiu a instalação em Itumbiara da Chint Power, multinacional de energia renovável, e de outras quatro indústrias chinesas em outras cidades de Goiás.

Caiado frisou o impacto internacional da chegada, em Goiás, da indústria, que também é a quarta maior produtora de ônibus e caminhões da China.

A GIGANTE CHINESA EM ITUMBIARA

O prefeito de Itumbiara, Dione Araújo, participou de todas as tratativas no Brasil e da visita da comitiva do governador Ronaldo Caiado à China. Dione se disse emocionado e feliz com a instalação da WeiChai em Itumbiara, com geração de renda e empregos, além de avanço tecnológico.

Hoje essa luta avança depois de um bom tempo de debates. Esse trabalho todo dependia de tratativas difíceis e o governador Ronaldo Caiado conseguiu que elas fossem feitas”, ressaltou Dione Araújo.

MEDICINA NA UEG

Durante o evento, a coordenadora da UEG, a Universidade Estadual de Goiás, em Itumbiara, Yara de Oliveira e Silva, agradeceu ao governador Ronaldo Caiado e ao prefeito Dione Araújo o retorno do Vestibular do curso de Medicina na unidade universitária.

O Vestibular para Medicina, que estava suspenso desde 2021, foi anunciado nesta semana, depois de reformulação do curso e melhoria na estrutura física. Foram feitos investimentos pelo Governo de Goiás em parceria com a Prefeitura de Itumbiara. A Prefeitura contribuiu com a construção do prédio do laboratório de Práticas em Saúde e na manutenção da unidade, com serviços diversos. Também foi firmado convênio com a Prefeitura / Secretaria Municipal de Saúde para estudantes terem internato em unidades de saúde do município.

Vídeos no YouTube:

Canais da Prefeitura de Itumbiara