O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, recebeu, nesta terça-feira, dia 26 de setembro, no Palácio das Esmeraldas, em Goiânia, comitiva da Weichai Power, indústria de motores da China. Líder no mercado mundial, a empresa fornece motores para caminhões de todos os portes e potências e planeja trazer suas instalações para Itumbiara. O prefeito Dione Araújo participou da reunião com a comitiva da empresa chinesa.
A viagem de Ronaldo Caiado à China está prevista para novembro deste ano, quando deve ser assinado o protocolo para instalação da Weichai em Itumbiara.
“Isso vai mudar totalmente o conceito de Goiás, deixará de ser um importador de motores, para se tornar produtor, capaz de ofertar para todo o Brasil por sua condição geográfica”, comentou Caiado. O governador ressaltou que uma equipe do Governo de Goiás trabalha na articulação para efetivar o acordo, prestando informações sobre legislação e dados da indústria e comércio. O governador estava acompanhado da presidente de honra da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) e coordenadora do Gabinete de Políticas Sociais (GPS), primeira-dama Gracinha Caiado.
“Não temos dúvida de que aqui é o melhor local para instalar essa fábrica por questões logísticas, tributárias e de segurança. Esse empreendimento vai ser um diferencial não só para Goiás, como para o Brasil”, disse Valdo Marques, vice-presidente do Grupo Stemac Geradores de Energia, parceiro da Weichai no Brasil. Especialista na fabricação e comercialização de grupos geradores, a Stemac mantém uma fábrica em Itumbiara desde 2013.
Atualmente, a Weichai fatura cerca de US$ 52 bilhões por ano, possui 100 mil funcionários e está instalada na província chinesa de Shandong. É dona das marcas italianas de iates Ferretti e da Lovol, além de fabricar máquinas de construção e equipamentos agrícolas.
ITUMBIARA
O prefeito Dione Araújo destacou a importância de uma empresa, do porte da Weichai Power se instalar em Itumbiara, contribuindo com a economia local, regional e estadual, na geração de empregos e renda.
MAIS
Também estiveram presentes na reunião o vice-governador Daniel Vilela, os secretários estaduais Geral de Governo, Adriano da Rocha Lima, de Indústria e Comércio, Joel Sant’Anna Braga, e da Economia, Selene Peres, e, na comitiva da Weichai, o gerente-geral Liu Hui e o gerente nacional Bruno Pimentel.