POSTADO EM 24 abr 2021 · Vacinação

ITUMBIARA JÁ VACINOU 16,46% DA POPULAÇÃO COM PRIMEIRA DOSE; MÉDIA É SUPERIOR AOS DEMAIS MUNICÍPIOS GOIANOS

Dados da Secretaria Estadual de Saúde apontam que Itumbiara é o município mais eficiente na vacinação contra a Covid-19. Dados disponibilizados na manhã deste sábado (24/04), no site da SES-GO (www.saude.go.gov.br) mostram que 16,46% da população itumbiarense já recebeu pelo menos a primeira dose do imunizante.
Para efeito de comparação, em Jataí, o índice é de 11,22%. Em Catalão, de 10,74%. As duas cidades têm número de habitantes próximo ao de Itumbiara. Compare com outras cidades: Goiânia (12,97%), Trindade (11,43%), Senador Canedo (8,12%), Luziânia (6,48%), Caldas Novas (11,65%), Aparecida de Goiânia (8,18%) e Anápolis (12,96%).
Itumbiara também lidera o vacinômetro de doses registradas, conforme levantamento da SES-GO. O município já aplicou 93,18%, à frente dos demais municípios com mais de 100 mil habitantes.
O prefeito Dione Araújo e o secretário de Saúde Guiherme Davi destacam a eficiência da equipe da Secretaria Municipal de Saúde, com apoio da Regional Sul e Secretaria Estadual. Dione Araújo, que tomou a primeira dose há uma semana, afirmou que somente ficará feliz quando toda a população estiver imunizada.
Além do empenho na vacinação, o prefeito destaca os investimentos na saúde para enfrentamento da pandemia, como a instalação de 10 leitos de UTI no Hospital Municipal Modesto de Carvalho, transformação da UPA em unidade Covid, com instalação de 12 leitos, sendo oito de estabilização, realizando 8 mil procedimentos apenas na primeira quinzena de abril, aquisição de 12 ventiladores ao custo de R$ 1 milhão, instalação de salas de ventilação não-invasiva no HMMC, capacetes de oxigênio Elmo doados pelo MP e SES-GO, equipamento de hemodiálise no HMMC, contratação de 100 novos profissionais de saúde para atuação na linha de frente da Covid e ainda atuação junto ao governo de Goiás para ampliação de 20 novos leitos de UTI e 11 de enfermaria no HCamp São Marcos.