ACESSIBILIDADE MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE TAMANHO DA FONTE:
  • A+
  • A
  • A-
ACESSO À
INFORMAÇÃO

POSTADO EM 13 jul 2021

ITUMBIARA INCENTIVA PRODUÇÃO DE MANDIOCA PARA FABRICAÇÃO DE CERVEJA

 

A produção de mandioca, por pequenos produtores rurais da região de Itumbiara, para ser vendida à cervejaria Ambev na fabricação da cerveja Esmera de Goiás, foi apresentada e debatida em uma roda de conversa nesta segunda-feira, dia 12 de julho. O projeto, do Governo de Goiás, foi criado para beneficiar, de início, agricultores familiares do Norte do estado. Mas está se expandindo para outras regiões goianas. A Prefeitura de Itumbiara, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação / Diretoria de Agricultura e Pecuária, decidiu propor parceria ao Governo Estadual e à Ambev para atender os produtores da agricultura familiar do município.

O projeto é conduzido pela Seapa (Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento), junto com a Emater, a Secretaria da Retomada e outros órgãos estaduais. Segundo o superintendente de Produção Rural e Sustentável da Seapa, Donalvam Maia, o objetivo da produção de mandioca para venda à Ambev é para geração de renda e também de empregos. Ele disse que, em Goiás, são 152 mil propriedades rurais. Deste total, 95 mil são de agricultura familiar. “Temos que apoiar os agricultores familiares”, destacou. O especialista agronômico da Ambev, Fábio Alexandre Santos Ferreira, esteve presente para tirar dúvidas dos participantes de como conseguir vender mandioca para a cervejaria e se dispôs a voltar, outras vezes, à cidade para viabilizar a parceria com a empresa.

O prefeito de Itumbiara, Dione Araújo, o secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, César Pereira Alves, o Cesinha, o diretor de Agricultura e Pecuária, Antônio do Ico, o deputado estadual Álvaro Guimarães, o vereador Dr. José Orestes e o presidente do Sindicato Rural, Rogério Santana, destacaram a importância da agricultura familiar na economia de cidades com foco na agropecuária, Como é o caso de Itumbiara. Dione Araújo frisou o empenho do governador de Goiás, Ronaldo Caiado, na valorização do agronegócio. O prefeito contou que a Prefeitura irá apoiar a proposta de diversas maneiras, entre elas com a compra de uma plantadeira específica de mandioca, para ceder aos pequenos produtores rurais.

O Seu Orlando Rosa Dias é produtor de mandioca desde a juventude e tem uma fábrica de farinha. Ele se interessou pela proposta de vender a produção para a Ambev e deve se unir a mais agricultores familiares neste projeto. Outros produtores rurais presentes à roda de conversa também demonstraram interesse em cultivar mandioca para fabricação de cerveja.

A MÚSICA
Durante a roda de conversa, a dupla sertaneja Júnior Goiano & Geraldinho apresentou a música “A Loira Esmera”, composta pelo radialista Jacques Oliveira, que faz referência à cerveja produzida aqui em Goiás.

MAIS
Mais informações na sede Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação / Diretoria de Agricultura e Pecuária, que fica no Palácio 12 de Outubro, na Vila de Furnas. Ou pelo telefone (64) 3430-5484, com atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 horas e das 14 às 17 horas. Ou ainda no site da Seapa, www.agricultura.go.gov.br, que tem um link específico para cadastramento dos produtores rurais interessados em plantar mandioca para vender à Ambev.

REPORTAGEM: DIONI RIBEIRO / DECOM
FOTOS: ROBSON HENRIQUE / DECOM