POSTADO EM 09 abr 2024

ELETROBRAS FURNAS FAZ SIMULADO DE EVACUAÇÃO DO PLANO DE AÇÃO DE EMERGÊNCIA DA USINA DE ITUMBIARA

As ações serão realizadas em Itumbiara e em Araporã (MG)

A equipe da Eletrobras Furnas irá realizar na próxima sexta-feira, dia 12 de abril, o simulado de evacuação do Plano de Ação de Emergência (PAE) da Usina Hidrelétrica de Itumbiara. As ações serão feitas nas zonas rurais de Itumbiara e também de Araporã (MG), em parceria com alguns órgãos, como as Defesas Civis dos dois municípios e dos estados de Goiás e Minas Gerais.

O objetivo do simulado é orientar e treinar a população sobre as medidas necessárias a serem tomadas no caso de uma evacuação de emergência na região da usina. O coordenador do PAE pela Eletrobras Furnas, Cristiano Simão, tranquiliza a população, explicando que “ninguém precisa se preocupar, as barragens da usina de Itumbiara são seguras e constantemente monitoradas, inspecionadas e fiscalizadas”. Cristiano acrescneta que atualmente “o empreendimento se encontra operando normalmente, sem qualquer anomalia que implique em risco para a usina ou para as comunidades do entorno”.

Cristiano explica ainda que os simulados são mais uma etapa da implantação do PAE, uma medida da Política Nacional de Segurança da Barragens, que visa proporcionar ainda mais segurança à população na região do empreendimento.

As torres sonoras, que compõem o sistema de comunicação da usina, serão acionadas às 10 horas do dia 12 de abril, sexta-feira, nas zonas de autossalvamento dos municípios de Itumbiara e Araporã. Ao ouvir a sirene, a população deverá seguir as placas de sinalização em direção aos pontos de encontro, onde equipes da Eletrobras Furnas e da Defesa Civil vão receber os moradores e tirar dúvidas, distribuir lanches e brindes. As equipes também vão auxiliar o público no download e uso do aplicativo Alert Indivíduo, criado para facilitar a comunicação entre a empresa e a população vizinha de seus empreendimentos.

Além da usina hidrelétrica de Itumbiara, a Eletrobras Furnas implanta o PAE em outros 13 empreendimentos. Mais informações sobre o PAE da Eletrobras Furnas estão disponíveis em www.furnas.com.br/pae.

COM ESTUDANTES

Para refiorçar as informações sobre o PAE e a cultura de segurança, a equipe da Eletrobras Furnas realizará também palestras para estudantes, guardas e bombeiros mirins de Itumbiara e Araporã. As palestras serão nest quarta e quinta-feiras, dias 10 e 11 de abril.

Na manhã desta quarta, dia 10, o encontro com os estudantes será no Colégio Estadual Mário Sidney Franceschi, em Araporã.

Já na quinta, dia 11, as atividades serão para os alunos do Colégio Estadual Sebastião Xavier, no Bairro Planalto, em Itumbiara. Os estudantes do Sebastião Xavier serão recepcionados no auditório do Palácio 12 de Outubro, uma das sedes da Prefeitura itumbiarense, na Vila de Furnas. De manhã, em dois momentos, das 7h30 às 9 horas e das 10 às 11 horas. Já à tarde, será com os bombeiros mirins de Itumbiara e a Guarda Municipal de Araporã (MG). Também no auditório do Palácio 12 de Outubro, das 14 às 15 horas.

APOIO

A Prefeitura de Itumbiara apoia este simulado, por meio de alguns órgãos, entre eles a Defesa Civil Municipal.

Com base nas informações da assessoria de comunicação e imprensa de Eletrobras Furnas.

Canais da Prefeitura de Itumbiara

Site: www.itumbiara.go.gov.br