POSTADO EM 15 abr 2024

ELETROBRAS FURNAS FAZ SIMULADO DE EVACUAÇÃO DA USINA DE ITUMBIARA

A equipe da empresa Eletrobras Furnas realizou na última sexta-feira, dia 12 de abril, o simulado de evacuação do Plano de Ação de Emergência (PAE) da Usina Hidrelétrica de Itumbiara.

As ações foram feitas nas zonas rurais de Itumbiara e também de Araporã (MG), em parceria com alguns órgãos, como as Defesas Civis dos dois municípios e dos estados de Goiás e Minas Gerais.

O objetivo do simulado foi orientar e treinar a população sobre as medidas necessárias a serem tomadas no caso de uma evacuação de emergência na região da usina.

O grupo se reuniu no Aeroporto Municipal Francisco Vilela do Amaral, em Itumbiara, e depois as equipes se dividiram entre Itumbiara e Araporã.

As torres sonoras, que compõem o sistema de comunicação da usina, foram acionadas na manhã do dia 12 de abril, nas zonas de autossalvamento, nas zona rurais de Itumbiara e Araporã.

Ao ouvir a sirene, a população seguiu as placas de sinalização em direção aos pontos de encontro, onde equipes da Eletrobras Furnas e da Defesa Civil receberam os moradores, tiraram dúvidas e distribuíram lanches e brindes.

As equipes também auxiliaram o público no download e uso do aplicativo Alert Indivíduo, criado para facilitar a comunicação entre a empresa e a população vizinha de seus empreendimentos.

O diretor da Eletrobras Furnas, Francisco Mateiro, a gerente de segurança de barragens, Michelle Telles, e o coordenador do PAE, Cristiano Simão, tranquilizaram a população, explicando que “ninguém precisa se preocupar, as barragens da usina de Itumbiara são seguras e constantemente monitoradas, inspecionadas e fiscalizadas”. Eles acrescentaram que atualmente “o empreendimento se encontra operando normalmente, sem qualquer anomalia que implique em risco para a usina ou para as comunidades do entorno”.

Francisco Mateiro, Michelle Telles e Cristiano Simão explicaram ainda que os simulados são mais uma etapa da implantação do PAE, uma medida da Política Nacional de Segurança da Barragens, que visa proporcionar ainda mais segurança à população na região do empreendimento.

Além da usina hidrelétrica de Itumbiara, a Eletrobras Furnas implanta o PAE em outros 13 empreendimentos. Mais informações sobre o PAE da Eletrobras Furnas estão disponíveis em www.furnas.com.br/pae.

APOIO
A Prefeitura de Itumbiara apoiou este simulado e contribuiu para realização da tarefa, por meio de alguns órgãos, entre eles a Defesa Civil Municipal.

Com base nas informações da assessoria de comunicação e imprensa de Eletrobras Furnas.

Canais da Prefeitura de Itumbiara

Site: www.itumbiara.go.gov.br