POSTADO EM 21 jan 2023 · Cultura

CLAQUE RETOMADA CULTURAL EM ITUMBIARA CONTINUA NESTE SÁBADO E DOMINGO

O Claque Retomada Cultural, que começou em Itumbiara nesta sexta-feira, 20 de janeiro, e continua neste sábado, dia 21, e domingo, dia 22. São dezenas de apresentações artísticas gratuitas. A maior parte delas, numa estrutura montada no Capim de Ouro, na Avenida Beira Rio. Mas tem atividades também em outros locais, como o Sesc, no Setor Bela Vista, e o Center Plaza, no centro da cidade.
A realização é do Governo de Goiás, pela Secretaria Estadual da Retomada, em parceria com o Sesc e Prefeitura de Itumbiara, pela Secretaria de Turismo e Diretoria de Cultura. O prefeito Dione Araújo recepcionou o secretário da Retomada, César Moura, e agradeceu a escolha de Itumbiara para sediar uma das etapas do projeto, realizado também em Goiânia e em mais seis municípios do interior do estado.
César Moura explicou que os objetivos, com o evento, são incentivar a cultura e cooperar financeiramente com artistas e agentes culturais, que tiveram dificuldades durante e depois dos períodos mais críticos da pandemia do coronavírus, Foram investidos mais de R$ 350 mil para os artistas selecionados para as apresentações em Itumbiara, fora a montagem de toda a estrutura para as atividades do projeto.
O diretor de Cultura de Itumbiara, Ronimárcio dos Santos, destacou a importância do evento para os artistas de toda a região. Para o secretário municipal de Turismo, Guilherme Machado, o Claque Retomada Cultural valoriza o potencial turístico de Itumbiara, com a vinda de visitantes de Goiás e Minas Gerais.
Participaram, na primeira noite do evento, o secretário de Governo, Thales Machado, secretários, vereadores e representantes de diversos segmentos da sociedade.
Os projetos são em diversas áreas, como artes cênicas (teatro, dança e circo), audiovisual (filmes), música (em solo, dupla, trio e banda) fotografia, contação de histórias, vocalização de poesia e intervenções urbanas. A programação do Claque Retomada Cultural em Itumbiara está disponível no site www.sescgo.com.br, no link do evento.
REPORTAGEM: DIONI RIBEIRO / DECOM
FOTOS: ROOWER ALMEIDA / DECOM