Prêmio do MEC reconhece escola de tempo integral de Itumbiara como destaque nacional
Itumbiara oferece ensino em tempo integral para 100% dos alunos, com 25 oficinas pedagógicas, quatro refeições por dia e transporte escolar
Nesta segunda-feira, 11 de agosto, Dia do Estudante, o Governo Federal, por meio do Ministério da Educação (MEC), entregou o Prêmio MEC da Educação Brasileira para redes públicas de ensino estaduais e municipais, escolas e estudantes de todo o país. A cerimônia ocorreu no Palácio do Planalto, em Brasília (DF), com o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e o ministro da Educação, Camilo Santana.
O município de Itumbiara foi o vencedor na Região Centro-Oeste, que engloba os Estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e o Distrito Federal, na categoria Educação em Tempo Integral – pré-escola redes municipais.
Representaram Itumbiara no evento o prefeito Dione Araújo e a secretária municipal da Educação, Silvana Fernandes Matos Macedo.
Em Itumbiara, a educação em tempo integral é ofertada para 100% dos alunos da rede municipal desde 2023.
São oferecidas 25 oficinas pedagógicas, com aulas de robótica, raciocínio lógico, inglês, laboratório, artes circenses e esportes como karatê, judô, capoeira, natação e futebol.
Os alunos estudam das 7 às 17 horas e recebem quatro refeições por dia, além do transporte urbano das escolas para os Centros Municipais de Educação em Tempo Integral (CMETIs).
A secretária Estadual da Educação, professora Fátima Gavioli, destacou o trabalho feito em Itumbiara, como exemplo para Goiás e o Brasil, criando condições para que os alunos possam estudar em tempo integral com qualidade e segurança.
O prefeito de Itumbiara, Dione Araújo, lembrou outras conquistas importantes na educação, que contemplam o grande trabalho realizado no tempo integral, como a construção de 57 novas salas de aula, e ainda o fornecimento de 100% do material escolar por três anos consecutivos, novos uniformes, mochilas, tênis e meia para mais de 12 mil estudantes.
Ainda na rede municipal, foram adquiridos 6 mil tablets para alunos a partir do 2º ano e Itumbiara não tem fila de espera para creches, com a construção de dois CMEIs, o Leonor Loureiro e Dr. João Carlos Paresoto, além de várias ampliações e reformas.
Um novo CMEI, no Bairro Alto do Trindade, foi licitado neste mês de agosto e as obras iniciam em breve.
Em 2024, foi inaugurada a Escola Lurdinha, construída no padrão Século XXI e entregues diversas reformas e ampliações na rede municipal.
Canais da Prefeitura de Itumbiara
Site: www.itumbiara.go.gov.br
Instagram: @prefeituradeitumbiara
Face: @prefeituradeitumbiara
YouTube: @prefeituradeitumbiarago