A empresa chinesa Weichai Power, ligada ao Grupo Shandong Heavy Industry, iniciou oficialmente suas atividades em Itumbiara na última quinta-feira, dia 12 de dezembro. A unidade itumbiarense foi inaugurada, ao lado da Stemac Grupos Geradores, na BR-153, e irá fabricar motores. É a primeira fábrica da empresa em toda América Latina.
A inauguração contou com a participação do vice-presidente do grupo, Zhang Gengsheng, representantes (no Brasil e nas Américas) da Weichai e das empresas Sinetruck, Shantui e Lowval, do prefeito de Itumbiara, Dione Araújo, do secretário de Estado de Indústria, Comércio e Serviços, Joel Sant’Anna Braga, do presidente da Stemac, João Luiz Buneder, e 30do CEO da empresa, Valdo Marques, além de autoridades, empresários, convidados e imprensa.
“O início das operações da gigante chinesa Weichai em Goiás marca um momento histórico. Este investimento reforça nosso compromisso em atrair empresas de ponta, gerar empregos qualificados e posicionar Goiás como um hub estratégico para a indústria”, destaca Joel Sant’Anna. “É um grande passo para o desenvolvimento econômico e tecnológico da nossa região”, conclui o secretário.
A Weichai, líder no mercado global de motores, possui diversas subsidiárias em múltiplos ramos industriais, fabricando desde máquinas de construção até equipamentos agrícolas. Com um faturamento anual estimado em US$ 52 bilhões, a empresa conta com 100 mil funcionários e tem sua sede localizada na província chinesa de Shandong.
Os trâmites para atrair o grupo para o estado, intermediados pela SIC Goiás, começaram em setembro de 2023, quando o governador Ronaldo Caiado, o prefeito Dione Araújo e o titular da Pasta, Joel Sant’Anna, receberam uma comitiva da Weichai Power no Palácio das Esmeraldas. Em novembro do ano mesmo, uma missão goiana foi à China. Depois, foi firmado um tratado com a STEMAC, que cedeu área dentro do seu parque industrial, em Itumbiara, para a implementação da corporação asiática em terras goianas.
O prefeito de Itumbiara, Dione Araújo, que integrou a comitiva que visitou a China no final de 2023, destaca a celeridade no processo de instalação da gigante asiática no município, em menos de um ano. Ele ressalta que o Grupo Shandong Heavy Industry vai além da produção de motores, trazendo também a fábrica de caminhões da Sinetruck, e de máquinas agrícolas e de construção da Shantui e da Lowval – todas marcas do Grupo Shandong, que serão implantadas em breve.
“Itumbiara vive um momento importante na sua economia, com um ambiente propício para novos negócios e empreendimentos. De 2021 para cá, tivemos um saldo positivo de quase 5 mil novos empregos, e a vinda das gigantes chinesas mostra todo o nosso potencial para Goiás, para o Brasil e para o mundo. Itumbiara é a casa da Weichai no Brasil e estamos muito felizes com essa parceria, que trará empregos, renda e mudará o perfil da nossa economia”, destaca Dione.
Com um investimento de aproximadamente R$ 100 milhões, a empresa produzirá motores e máquinas agrícolas de alta tecnologia, que serão exportados para toda a América Latina.
Na véspera da inauguração da unidade em Itumbiara, quarta-feira, dia 11 de dezembro, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, recebeu, no Palácio das Esmeraldas, em Goiânia, representantes do Grupo Shandong Heavy Industry. Para celebrar a instalação da unidade itumbiarense e tratar dos novos investimentos do grupo no estado.
Canais da Prefeitura de Itumbiara
Site: www.itumbiara.go.gov.br
Face: @prefeituradeitumbiara
Instagram: @prefeituradeitumbiara
YouTube: @prefeituradeitumbiarago