ACESSIBILIDADE MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE TAMANHO DA FONTE:
  • A+
  • A
  • A-
ACESSO À
INFORMAÇÃO

POSTADO EM 19 dez 2023

RECURSOS GARANTIDOS PARA INÍCIO DA DUPLICAÇÃO DA PONTE CIRO DE ALMEIDA, NA BR-153

As obras de duplicação da Ponte Ciro de Almeida, na BR-153, sobre o rio Paranaíba, na divisa de Goiás com Minas Gerais, terão recursos garantidos no orçamento da União em 2024.

Isso foi possível depois de articulação do senador Jorge Kajuru (PSB) e do deputado federal Daniel Agrobom (PL), com a inclusão de dotação de R$ 36 milhões na Comissão Mista de Orçamento (CMO), com a possibilidade de acrescer mais R$ 25 milhões para a obra.

A duplicação da Ponte Ciro de Almeida, prevista no novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), é uma luta de décadas da classe política e da sociedade civil organizada de Goiás e Minas Gerais.

A BR-153, na região de Itumbiara e Araporã (MG), é duplicada, mas a Ponte Ciro de Almeida, com 276 metros de extensão, ainda é de pista simples. Esse descompasso entre a rodovia e a ponte é causa de acidentes e mortes. A duplicação é reivindicada há anos porque a ponte é uma das principais ligações entre as regiões Sudeste e Centro-Oeste e passagem para diversas regiões do Brasil.

O prefeito de Itumbiara, Dione Araújo (UB), comemorou a confirmação dos recursos e a luta de todos pela realização desta importante. A luta continua para manter os recursos na votação do Orçamento do Governo Federal e depois na licitação e início efetivo da duplicação da Ponte Ciro de Almeida em 2024.