ACESSIBILIDADE MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE TAMANHO DA FONTE:
  • A+
  • A
  • A-
ACESSO À
INFORMAÇÃO

POSTADO EM 05 dez 2023

ELETROBRAS FURNAS INICIA IMPLANTAÇÃO DE PLANO DE AÇÃO DE EMERGÊNCIA DA USINA HIDRELÉTRICA DE ITUMBIARA

Ação tem a parceria da Prefeitura de Itumbiara, pela Defesa Civil Municipal

A Eletrobras Furnas começou a implantar o Plano de Ação de Emergência (PAE) da Usina Hidrelétrica de Itumbiara. O PAE consiste em estabelecer as ações a serem executadas em uma eventual situação de emergência. A UHE Itumbiara está situada no rio Paranaíba, na divisa dos estados de Goiás e Minas Gerais, e inaugurada em abril de 1981.

A implantação do PAE é feita em parceria com as prefeituras de Itumbiara e de Araporã (MG), por meio das defesas civis municipais, e pela Defesa Civil dos estados.

O PAE da UHE Itumbiara será implantado em etapas. São elas: o cadastramento dos moradores da zona de autossalvamento (ZAS), a área próxima da barragem; a implantação de placas informativas; a instalação de torres de alarme sonoro e a realização de simulados de emergência com a participação das Defesas Civis, Prefeituras e população.

O PAE é um plano exigido por lei, que proporciona ainda mais segurança para a população. As estruturas da barragem da Usina de Itumbiara são seguras e constantemente monitoradas, inspecionadas e fiscalizadas. Atualmente, o empreendimento se encontra operando normalmente, sem qualquer anomalia que implique em risco para a usina ou para as comunidades do entorno”, afirma o coordenador do PAE pela Eletrobras Furnas, Cristiano Neves Simão.


O cadastramento,
que começará nesta semana, permite conhecer e quantificar os vizinhos do empreendimento, planejar a evacuação, estabelecer pontos de encontro, além de identificar eventuais moradores com dificuldades de locomoção ou necessidades especiais. No caso da barragem da Usina de Itumbiara, a ZAS abrange áreas dos municípios de Itumbiara e Araporã.


Outra etapa é a instalação de placas de sinalização, demarcando as rotas de evacuação e os pontos de encontro, indicando a direção que a população deverá seguir, no caso de uma evacuação de emergência. Os locais e formatos das placas de sinalização foram definidos em conjunto com as Defesas Civis municipais.


Também serão implantadas torres de alarme sonoro para compor o sistema de comunicação e alerta do PAE, que será utilizado para o empreendedor se comunicar, de forma rápida, direta e global, com toda a população situada na ZAS da usina.


A Eletrobras Furnas está disponibilizando também para a população um sistema de comunicação e alerta por aplicativo. Ele apresenta as rotas de fuga e os pontos de encontro, estabelece um canal de comunicação entre o empreendedor e a população, possibilita o autocadastramento e operacionaliza o PAE, entre várias outras funcionalidades.


Depois de toda operação implementada e funcionando, será realizado um simulado com a população, para que todos saibam os procedimentos a serem seguidos em uma situação de evacuação de emergência.

USINA HIDRELÉTRICA DE ITUMBIARA

Inaugurada em 29 de abril de 1981, a construção da Usina de Itumbiara impulsionou a urbanização e o desenvolvimento da região. Com seis unidades em operação, totalizando uma capacidade instalada de 2.082 MW, energia para cerca de quatro milhões de pessoas, a Usina Hidrelétrica de Itumbiara está localizada no rio Paranaíba, entre os municípios de Itumbiara (GO) e Araporã (MG). Seu reservatório tem 800 km2 e banha 47 municípios.


Em 1997 a Usina de Itumbiara passou a controlar, remotamente de sua sala de controle, a Usina de Corumbá, possibilitando que a mesma fosse desassistida. Um sistema de última geração em eletrônica digital e de fibras óticas “OPGW” interliga as duas usinas.


Em 2020, a UHE Itumbiara conquistou o selo I-REC (Renewable Energy Certificate), do International REC Standard. Em dezembro de 2021, foi inaugurada nas suas instalações uma planta de estudos de geração de hidrogênio verde, resultado de projeto de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Com informações da assessoria de comunicação e imprensa da Eletrobras Furnas.