Os moradores de uma casa no Bairro Santa Inês, próximo ao Córrego Água Suja, em Itumbiara, passaram um grande susto nesta quarta-feira, dia 26 de outubro. Uma onça apareceu no local e ficou debaixo de um carro, na garagem do imóvel. A família chamou o Corpo de Bombeiros e o resgate do animal demorou mais de sete horas.
Os bombeiros contaram com a participação de dois veterinários, sendo um deles da Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ). Outros servidores de Zoonoses também participaram da força tarefa para resgatar o animal, sem machucá-lo e nem colocar os moradores do bairro em risco.
Capitão Luciano Ferreira, do Corpo de Bombeiros, explicou que o resgate foi demorado, porque a onça estava em local de difícil acesso, debaixo do veículo. Um dos veterinários tentou sedar o animal, mas não foi possível, porque a onça retirou os dardos tranquilizantes com a própria pata e as agulhas não adentraram o corpo do bicho, quebrando.
Foi preciso uma ação dos bombeiros e dos servidores de Zoonoses para laçarem a onça, colocarem um cambão (peça para prender as patas do animal) nela e a levarem para dentro de uma gaiola.
Segundo os bombeiros, o animal é um macho adulto, de grande porte, magro, saudável e perigoso. Depois de resgatada, a onça foi encaminhada, sem ferimentos, para o CETAS, o Centro de Triagem de Animais Silvestres, em Goiânia.
A coordenadora de Zoonoses, a bióloga Fernanda Camargo, acompanhou o resgate da onça. Ela explicou que o animal deve ter vindo de uma área de mata nativa próxima ao Bairro Santa Inês.
Fernanda orienta que quando um animal silvestre aparecer em área urbana, as pessoas devem chamar os bombeiros imediatamente pelo número 193. E não devem, de forma alguma, tentar fazer o resgate por conta própria. E nem matar o animal.
TEXTO: DIONI RIBEIRO / DECOM