POSTADO EM 06 jul 2021 · Vacinação

VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE É AMPLIADA PARA TODAS AS IDADES

A Prefeitura de Itumbiara / Secretaria Municipal de Saúde (SMS), seguindo orientação do Ministério da Saúde, ampliou a vacinação contra a gripe para todas as pessoas com mais de seis meses de vida. A campanha nacional de vacinação contra a Influenza começou em 12 de abril e está prevista para terminar na próxima sexta-feira, 9 de julho.

A campanha foi dividida entre etapas, cada uma com públicos específicos. Na primeira etapa, entre 12 de abril e 10 de maio, foram vacinadas crianças (de seis meses a menores de seis anos), gestantes, puérperas (mulheres até 45 dias depois do parto), profissionais de saúde e indígenas. Na segunda etapa, entre 11 de maio e esta terça-feira, dia 8 de junho, idosos com 60 anos de idade ou mais e professores das redes pública e particular de ensino, que comprovaram estarem atuando em sala de aula. Na terceira e última etapa, a partir do dia 9 de junho, pessoas com doenças pré-existentes, pessoas com deficiência permanente, trabalhadores portuários, caminhoneiros, trabalhadores de transporte rodoviário de passageiros, trabalhadores de força de segurança e salvamento, Forças Armadas, funcionários do sistema de privação de liberdade, população privada de liberdade (detentos) e adolescentes e jovens em medidas socieoeducativas. No último sábado, 3 de julho, foi realizado o Dia D de vacinação contra a gripe.

EM ITUMBIARA
Em Itumbiara, são, para todas as etapas, 37.930 doses. A meta do Ministério da Saúde é que 90% de cada público recebam as doses da vacina. A imunização continuará enquanto tiverem doses disponíveis.

A pessoa deve levar documento de identificação com foto (como carteira de identidade ou CNH), cartão de vacinação, certidão de nascimento da criança, cartão da gestante, a comprovação de que faz parte de um dos grupos prioritários e comprovante de endereço.

A vacinação é feita no Nabs (no Bairro Jardim América), no Cais (no Setor Anhanguera) e em mais oito postos da ESF (Estratégia de Saúde da Família), também chamados de postos de saúde.
UBS (que compreende os ESFs 8, 17 e 21) – Rua V4, 45, Vila Vitória 2
ESF 19 – Rua 17, nº 245, Bairro Santos Dumont
ESF 12 – Rua 20, nº 352, Bairro Santa Inês
ESF 6 – Rua Jandaia, 40, Bairro Brasília
ESF 18 – Rua Natal Vasconcelos Montes, 1539, Bairro Social
ESF 15 – Rua Mineiros, 139, Bairro Nova Aurora
ESF 3 – Rua Claro Gomes, 580, Bairro Parque dos Buritis 1
ESF 11 – Rua Guarani, 202, Setor Rodoviário

O atendimento nas unidades de saúde é de segunda a sexta-feira, de manhã e à tarde.

FOTO: TONY WINSTON / MINISTÉRIO DA SAÚDE