POSTADO EM 18 mar 2022 · Saúde

PREFEITURA LANÇA PLANO DE PREVENÇÃO E COMBATE À DENGUE, COM PARTICIPAÇÃO DE TODA SOCIEDADE

A Prefeitura de Itumbiara lançou nesta quinta-feira, dia 17 de março, o plano de prevenção e combate à dengue e às outras doenças também transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti: chikungunya, zika e febre amarela. O lançamento foi no Palácio 12 de Outubro, na Vila de Furnas, com as presenças de representantes do município, vereadores, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e outros setores da sociedade. O objetivo é evitar o surgimento de novos casos da doença na cidade. Só neste de início, são 1.462 notificações e, deste total, 392 casos confirmados.
O prefeito Dione Araújo, a superintendente de Vigilância em Saúde, Elinamar Arantes, e a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Julice Freitas Barbosa, pediram a cooperação de toda a população nas ações de prevenção e combate à dengue em Itumbiara. Os moradores devem limpar as casas e terrenos, recolhendo materiais que possam acumular água parada e serem focos de transmissão do Aedes aegypti.
Julice explicou que o plano tem três etapas. A primeira etapa é a limpeza nos bairros onde há maior índice de infestação, seguida de visitas dos agentes de endemias e dos agentes comunitários de saúde às casas. A segunda etapa é a mobilização de toda sociedade para evitar o surgimento de novos criadouros do mosquito transmissor da dengue. A terceira etapa é o uso de inseticida, que combate o Aedes aegypti, mas não é nocivo às pessoas e aos animais domésticos.
O plano prevê a somatória de esforços de diversas áreas da Prefeitura, como as secretarias de Saúde, Educação, Ação Urbana, Obras e Pavimentação Asfáltica e Planejamento, além do Departamento de Fiscalização de Posturas.
Uma das principais ações previstas no plano é o mutirão de limpeza que será feito a partir de terça-feira, dia 22 de março, na região do Bairro Santos Dumont, que apresenta atualmente o maior índice de infestação em Itumbiara. O mutirão será realizado em todos os bairros da cidade.
As pessoas podem pedir visitas dos agentes de endemias pelo WhatsApp (64) 99245-7555.
REPORTAGEM: DIONI RIBEIRO / DECOM
FOTOS: ROBSON HENRIQUE / DECOM