POSTADO EM 02 out 2021 · Outros

NOVOS MEMBROS TOMAM POSSE NO COMDUR, O CONSELHO QUE CONDUZIRÁ A REVISÃO DO PLANO DIRETOR DE ITUMBIARA

Os novos membros do COMDUR, o Conselho Municipal do Desenvolvimento Urbano, de Itumbiara, tomaram posse nesta sexta-feira, dia 1º de outubro, numa reunião no auditório do Complexo Administrativo da Saúde, no Senac.
Os participantes do COMDUR é que conduzirão a revisão do Plano Diretor da cidade, junto com a Secretaria de Planejamento e a organização não governamental ARCA (Associação para Recuperação e Conservação do Ambiente), de Goiânia. A equipe da ong foi contratada para prestar assessoria técnica na revisão do Plano Diretor. O COMDUR é presidido pelo secretário de Planejamento, Wender Garrote, e composto por representantes do Poder Público e de diversos setores da sociedade.
O prefeito de Itumbiara, Dione Araújo, o secretário de Planejamento, Wender Garrote, o presidente da AMMAI, Agência Municipal do Meio Ambiente, José Augusto Toledo Filho, o vereador Henrique Borges (representando a Câmara Municipal), a presidente da ARCA, Maria Ester de Sousa, o diretor de projetos da ong, Gerson Neto, o presidente da OAB Itumbiara, Márcio Rodrigues Vieira, e o presidente da Associação dos Construtores, Nolvandi de Paula Júnior, destacam a importância do COMDUR na condução de uma construção coletiva do novo Plano Diretor, com a participação de toda a comunidade.
Dione Araújo explica que há um clamor para reformular o Plano Diretor e apresentar diretrizes para desenvolvimento sustentável do município, como, por exemplo, a garantia de infraestrutura em novos loteamentos. O último Plano Diretor é de 2006 e deveria ter sido atualizado em 2015.
Na reunião de sexta, foram escolhidas duas comissões no COMDUR, uma para conduzir a revisão do Plano Diretor (inclusive com o agendamento dos primeiros encontros com a comunidade) e a outra para elaborar o regimento interno do Conselho. Também foi marcada a primeira reunião ordinária do COMDUR, que será no dia 26 de outubro, terça-feira, às 15 horas, no auditório do Palácio 12 de Outubro, na Vila de Furnas.
REPORTAGEM: DIONI RIBEIRO / DECOM
FOTOS: ROBSON HENRIQUE / DECOM