POSTADO EM 29 abr 2022 · Outros

NA GESTÃO DIONE ARAÚJO, PREFEITURA DE ITUMBIARA SOBE 222 POSIÇÕES NO RANKING DE TRANSPARÊNCIA E ATINGE NOTA DE 99,14%

Em 2020, a Prefeitura de Itumbiara era um dos piores municípios do Estado de Goiás em transparência. Com nota de 51,43%, ocupava a posição 240ª entre os 246 municípios goianos.
Hoje, a realidade é totalmente diferente. O Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) acaba de divulgar o ranking de transparência 2021 (acórdão 02199/2022) e o município de Itumbiara deu um salto gigantesco: subiu 222 posições e agora ocupa a 18ª posição, com nota 99,14%.
O resultado mostra que a Prefeitura de Itumbiara, na atual gestão, tem como foco disponibilizar ao cidadão informações relativas para o efetivo exercício do controle social, assegurando o acesso integral de todas as atividades exercidas pela administração, com dados abertos, completos e acessíveis por qualquer pessoa.
“Quando escolhemos o slogan da gestão Eficiência e Transparência não foi por acaso. A população tem o direito de saber tudo que acontece na Prefeitura e nossa determinação é a divulgação de todas as informações, de forma integral. Uma gestão transparente significa que não há brechas para corrupção ou desvios”, afirma o prefeito Dione Araújo.
MUDANÇAS
As principais mudanças ocorreram no Portal da Transparência. O site www.itumbiara.go.gov.br foi remodelado, explica o diretor de Comunicação Erivaldo Maximino. Agora, a população tem acesso rápido e fácil para encontrar informações sobre receita, despesas, licitações, contratos e atos da administração pública. O site ganhou novos serviços, como a Ouvidoria online, que permite ao cidadão fazer elogios, reclamações e até denúncias.
Foi criada a estrutura organizacional da Prefeitura, com endereço, telefone, horário de atendimento, responsáveis e competências de todas as Secretarias, Diretorias e Departamentos da administração direta e indireta da Prefeitura.
No site estão disponibilizadas ainda a escala dos profissionais que trabalham nas unidades de saúde, com dia e horário do expediente de trabalho. Tudo isso para que a população possa fiscalizar os serviços. Também estão disponíveis as linhas de horários de ônibus, com as quatro linhas atualmente em execução pelo sistema de transporte público.
O Diário Oficial do Município foi remodelado e ganhou destaque no site, com atualização diária de todos os atos da administração. Ele ganhou novo layout, mais dinâmico e acessível para a população. A descrição dos atos ficou detalhada e a população ganhou um sistema de busca ágil e eficiente.
Outra novidade é a Carta de Serviços, que relaciona os principais serviços fornecidos pela Prefeitura ao cidadão, com as perguntas e respostas mais frequentes. Na acessibilidade, está disponível o mapa do site, opção de alto contraste, redimensionamento de texto, exibição de caminho de páginas e teclas de atalho.
O Portal da Transparência fornece ainda a relação dos servidores, com remuneração e lotação, valores pagos com diárias e divulgação detalhada das licitações, com resultados, contratos e valores pagos para cada fornecedor.