POSTADO EM 06 jun 2022 · Outros

CONFERÊNCIA REGIONAL EM ITUMBIARA DEBATERÁ SAÚDE MENTAL

Na próxima segunda-feira, dia 6 de junho, será realizada, em Itumbiara, a 1ª Conferência Regional de Saúde Mental Região Sul, realizada pela Secretaria de Estado de Saúde (SES). O tema é “A política de saúde mental como direito: pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantias dos serviços de atenção psicossocial no SUS”.

A conferência será das 7 às 18 horas, na faculdade Una, no Bairro Santos Dumont, com as presenças de representantes de prefeituras, secretarias e conselhos municipais de Saúde de Itumbiara e mais oito municípios do Sul goiano (Bom Jesus, Buriti Alegre, Cachoeira Dourada, Gouvelândia, Inaciolândia, Joviânia, Morrinhos e Panamá).

Também estão previstas as participações do secretário de Saúde de Goiás, Sandro Rodrigues, a superintendente de Saúde Mental da SES, Candice Rezende, o presidente do Conselho Estadual de Saúde, Venerando Lemes, e o coordenador geral da Regional de Saúde Sul, Mauro César Felicio dos Santos.

CAPS EM ITUMBIARA
Em Itumbiara, o CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) II Dr. Murilo Borges atende pessoas com transtornos mentais severos persistentes. A unidade foi inaugurada oficialmente em junho do ano passado, completando o processo de municipalização do tratamento de saúde mental em Itumbiara, seguindo orientação do Ministério da Saúde.

O nome do CAPS II é uma homenagem ao médico Murilo Borges Guimarães, que morreu no fim de 2020, depois de atender na instituição por mais de 24 anos. A unidade fica na Avenida Equador, no Bairro Dom Veloso, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 7 às 17 horas.