Decretos

Perguntas Freqüentes

04/05/2017 às 17:14
Conscientização é foco de Gincana Estudantil contra o Aedes

Objetivo do evento é mobilizar os cerca de 20 mil alunos da rede pública de ensino para que eles sejam propagadores na eliminação de focos do mosquito

Foi realizada na manhã desta quinta-feira (04) a Gincana Estudantil contra o Aedes “Xô Mosquito”. Promovido pela Prefeitura de Itumbiara, através da Superintendência de Endemias, em parceria com a Agência Municipal de Meio Ambiente (AMMAI), o evento está em sua segunda edição e teve um balanço positivo ano passado.

O superintendente de Endemias, Elverton Antônio de Oliveira, fez a abertura do evento dando às boas-vindas aos representantes das escolas públicas da Cidade e demais convidados. “O objetivo desta iniciativa é mobilizar a classe estudantil de Itumbiara e levar a conscientização a esses 20 mil alunos da rede municipal e estadual, para que eles possam ser multiplicadores na tarefa de eliminar focos do Aedes em casa, na escola, levando essa consciência para seus familiares e amigos,” destacou.

A educadora Lana Cristina Florentino Dias, diretora pedagógica da Escola Municipal Maria Leopoldina de Carvalho, elogiou a iniciativa do Poder Público. “A gincana é uma forma muito positiva de passar conhecimento a nossas crianças, pois é uma maneira delas aprenderem brincando. A iniciativa agrega conhecimento aos participantes e ainda promove a propagação da conscientização, uma vez que os alunos levam a experiência adquirida para casa,” ressaltou.

A supervisora da Superintendência de Endemias, a bióloga Fernanda Camargo fez a apresentação do projeto, explicando o passo a passo para que ele se concretize com sucesso e passando todas as orientações necessárias àqueles que serão os responsáveis pela sua execução em suas unidades escolares. Conforme destacou, a responsabilidade de combater os vetores de doenças endêmicas não é apenas do Poder Público, mas de todo cidadão. “Por isso, a importância de promover a conscientização e a prevenção. “Temos que levar a consciência para dentro das casas. A cobrança das crianças é o que queremos que aconteça. Assim eles estarão transmitindo aos pais o que aprenderam na escola e em projetos como este. Por isso, é tão importante envolvê-los em ações de cidadania.”

Sobre a importância da conscientização, a enfermeira Berenice Patrocínio concorda. “Só ela resolve. Quem conhece alguém próximo que sofreu com uma das doenças causadas pelo mosquito sabe o quanto é importante termos consciência e fazermos a nossa parte. Nesse sentido, esse projeto é fundamental. Está levando conhecimento para as pessoas.”

Após a apresentação do regulamento do projeto, com exibição de dados e fotos da edição passada, foram esclarecidas todas as dúvidas. Em seguida, foi passado o cronograma de divulgação, que será feito nas escolas a partir desta quinta-feira (04).

O superintendente Elverton encerrou o evento agradecendo a presença de todos e destacando o empenho dos envolvidos em garantir o sucesso da gincana. “Não queremos fazer a maior gincana, mas sim ter um maior número de pessoas conscientizadas. Contamos com todos vocês,” finalizou.

A gincana - O desempenho de cada equipe, através das provas propostas, será contado em pontos e a competição, dividida em categorias. São elas: Pré I e Pré II; 1º ao 5º ano e 6º ao 9º ano. Ao final, as equipes que mais acumularem pontos serão premiadas em primeiro, segundo e terceiro lugares, em suas respectivas categorias, com premiação que vai desde computadores para a unidade escolar a tablets e ‘dia de clube’ ou ‘dia de cinema’, além de medalhas às equipes e troféus às escolas. O evento é voltado para as escolas municipais e estaduais, que devem se inscrever na própria unidade com uma equipe de até cinco alunos e um professor. As atividades serão realizadas nas escolas e no bairro em que ela se encontra. Entre os critérios de avaliação das provas estão: adequação ao tema; qualidade do conteúdo, criatividade e originalidade. As provas ocorrerão entre os dias 23 e 26 de maio, através de atividades educativas, trabalho com a comunidade e provas de raciocínio. A divulgação das equipes vencedoras e entrega dos prêmios será no dia 09 de junho de 2017,  às 8h, no Teatro Municipal Maria Pires Perillo.

Decom

Prefeitura de Itumbiara