Webmail

Diário Oficial

Decretos

Leis

Processos digitalizados

Imprensa

Perguntas Freqüentes

Fale Conosco

     

 

 

Você está aqui: HomeNotícias › Notícia completa
04/05/2017 às 17:14
Conscientização é foco de Gincana Estudantil contra o Aedes

Objetivo do evento é mobilizar os cerca de 20 mil alunos da rede pública de ensino para que eles sejam propagadores na eliminação de focos do mosquito

 

Foi realizada na manhã desta quinta-feira (04) a Gincana Estudantil contra o Aedes “Xô Mosquito”. Promovido pela Prefeitura de Itumbiara, através da Superintendência de Endemias, em parceria com a Agência Municipal de Meio Ambiente (AMMAI), o evento está em sua segunda edição e teve um balanço positivo ano passado.

O superintendente de Endemias, Elverton Antônio de Oliveira, fez a abertura do evento dando às boas-vindas aos representantes das escolas públicas da Cidade e demais convidados. “O objetivo desta iniciativa é mobilizar a classe estudantil de Itumbiara e levar a conscientização a esses 20 mil alunos da rede municipal e estadual, para que eles possam ser multiplicadores na tarefa de eliminar focos do Aedes em casa, na escola, levando essa consciência para seus familiares e amigos,” destacou.

A educadora Lana Cristina Florentino Dias, diretora pedagógica da Escola Municipal Maria Leopoldina de Carvalho, elogiou a iniciativa do Poder Público. “A gincana é uma forma muito positiva de passar conhecimento a nossas crianças, pois é uma maneira delas aprenderem brincando. A iniciativa agrega conhecimento aos participantes e ainda promove a propagação da conscientização, uma vez que os alunos levam a experiência adquirida para casa,” ressaltou.

A supervisora da Superintendência de Endemias, a bióloga Fernanda Camargo fez a apresentação do projeto, explicando o passo a passo para que ele se concretize com sucesso e passando todas as orientações necessárias àqueles que serão os responsáveis pela sua execução em suas unidades escolares. Conforme destacou, a responsabilidade de combater os vetores de doenças endêmicas não é apenas do Poder Público, mas de todo cidadão. “Por isso, a importância de promover a conscientização e a prevenção. “Temos que levar a consciência para dentro das casas. A cobrança das crianças é o que queremos que aconteça. Assim eles estarão transmitindo aos pais o que aprenderam na escola e em projetos como este. Por isso, é tão importante envolvê-los em ações de cidadania.”

Sobre a importância da conscientização, a enfermeira Berenice Patrocínio concorda. “Só ela resolve. Quem conhece alguém próximo que sofreu com uma das doenças causadas pelo mosquito sabe o quanto é importante termos consciência e fazermos a nossa parte. Nesse sentido, esse projeto é fundamental. Está levando conhecimento para as pessoas.”

Após a apresentação do regulamento do projeto, com exibição de dados e fotos da edição passada, foram esclarecidas todas as dúvidas. Em seguida, foi passado o cronograma de divulgação, que será feito nas escolas a partir desta quinta-feira (04).

O superintendente Elverton encerrou o evento agradecendo a presença de todos e destacando o empenho dos envolvidos em garantir o sucesso da gincana. “Não queremos fazer a maior gincana, mas sim ter um maior número de pessoas conscientizadas. Contamos com todos vocês,” finalizou.

A gincana - O desempenho de cada equipe, através das provas propostas, será contado em pontos e a competição, dividida em categorias. São elas: Pré I e Pré II; 1º ao 5º ano e 6º ao 9º ano. Ao final, as equipes que mais acumularem pontos serão premiadas em primeiro, segundo e terceiro lugares, em suas respectivas categorias, com premiação que vai desde computadores para a unidade escolar a tablets e ‘dia de clube’ ou ‘dia de cinema’, além de medalhas às equipes e troféus às escolas. O evento é voltado para as escolas municipais e estaduais, que devem se inscrever na própria unidade com uma equipe de até cinco alunos e um professor. As atividades serão realizadas nas escolas e no bairro em que ela se encontra. Entre os critérios de avaliação das provas estão: adequação ao tema; qualidade do conteúdo, criatividade e originalidade. As provas ocorrerão entre os dias 23 e 26 de maio, através de atividades educativas, trabalho com a comunidade e provas de raciocínio. A divulgação das equipes vencedoras e entrega dos prêmios será no dia 09 de junho de 2017,  às 8h, no Teatro Municipal Maria Pires Perillo.

 

Decom

 

Prefeitura de Itumbiara



 

 

 

       
Governo Municipal Acontece na Cidade Serviços Atendimento

Prefeito

Zé Antônio

Equipe de Governo

 

- Últimas Notícias

- Fotos

- Vídeos

- Obituário

- Cidadão

- Empresa

- Servidor

- Turismo

- Faça sua solicitação

       
Outros Sites Canais Oficiais Consultas  

- Ammai

- Educação

- Saúde

- Cultura

- Turismo

- Funsol

 

   

 

- Diário Oficial

- Leis Municipais

- Pesquisa de Processos

- Licitações

- Portal da Transparência

 

 

© COPYRIGHT 2017, Prefeitura Municipal de Itumbiara